Criado o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas

Criado o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas

Foi publicada na edição de terça-feira, 27/03, a Lei 13.639, criando  os Conselhos Federais dos Técnicos Agrícolas e o dos Técnicos Industriais. A sanção presidencial  conclui  a luta de mais de 25 anos dessas categorias em todo País. Ligados até então ao sistema Confea/Crea, as duas modalidades técnicas vinham reivindicando a criação de conselhos específicos profissionais.

Para o presidente da Fetracoop, Clair Spanhol os técnicos agrícolas e os industriais “são merecedores de conselhos próprios, atentos às especificidades desses profissionais. Acompanhamos essa longa luta e sebemos que muitas forças contrárias aos trabalhadores tentaram protelar o inevitável. Mas, enfim, essa grande vitória estabelece um novo marco para os milhares de profissionais que passam a ser atendidos por esses conselhos”, disse Spanhol. O presidente da federação lembra ainda que a vocação paranaense para a agricultura abraça um grande número de técnicos agrícolas: “no Brasil são cerca de 80 mil técnicos agrícolas registrados, sendo que no Paraná são mais de 5 mil. Ou seja, somente nosso estado responde por quase 10% de absorção dessa mão de obra qualificada” destaca Spanhol.

Os Conselhos Federais e Regionais têm como principal função orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional de técnicos industriais e agrícolas. “A modernização das linhas produtivas, tanto na cidade quanto no campo, vem exigindo cada vez mais a presença dos profissionais técnicos. A criação desses dois conselhos  encerra um longo período e inicia uma nova jornada, que é a de implantar estruturas próprias para atender esses milhares de trabalhadores, com o amparo à formação acadêmica e acompanhamento profissional”  lembrou Clair Spanhol. Para o presidente da Fetracoop, o agronegócio, só tem a ganhar com a implantação do Conselho Federal e do Regional de Técnicos Agrícolas.

CLIQUE AQUI E LEIA A ÍNTEGRA DA PUBLICAÇÃO DO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO QUE CRIA OS DOIS CONSELHOS

 

Post Mario de Gomes – assessoria de imprensa
Em 27/03/2018
Foto: arquivo Fetracoop