Como expor sua marca pessoal em entrevistas de emprego

Prepare-se

Antes da entrevista, pesquise sobre a companhia, que serviços ela presta, quem são seus clientes. Além disso, prepare-se para possíveis perguntas que podem ser feitas e pense em outras para fazer. Uma entrevista é uma via de mão dupla e suas questões podem falar muito sobre sua marca pessoal.


LEVE SEMPRE DOCUMENTOS DE APRESENTAÇÃO
Isso inclui um cartão pessoal, carta de recomendação, currículo e, caso trabalhe com criatividade, um portfólio. Todas elas devem ter o endereço do seu site e do seu perfil no LinkedIn. Levar esses documentos mostra que a pessoa está preparada.

 

MOSTRE LINGUAGEM CORPORAL POSITIVA
Sente reto, sorria, tenha um aperto de mão firme e faça contato visual durante a entrevista. Estes aspectos fazem com que o entrevistador respeite mais o candidato. A primeira impressão é importante e estes sinais transmitem interesse.

 

NÃO TENHA MEDO DE FAZER PERGUNTAS
Muitos candidatos acham que eles são os únicos a serem entrevistados, mas é errado encarar desta forma. É preciso que o interessado também faça perguntas relacionadas à vaga e ao ambiente de trabalho. Descubra o que os entrevistadores gostamna empresa, como é um dia comum e a organização da companhia. Isso é bom tanto para tirar dúvidas sobre a empresa quanto para mostrar interesse na vaga.

 

CONTE HISTÓRIAS
Não conte fatos isolados sobre o seu currículo, conte histórias. Use o poder delas para falar sobre aspectos importantes da sua vida e para tornar os fatos de sua carreira profissional mais interessantes para o entrevistados.

SEJA VOCÊ MESMO
Não tente esconder sua verdadeira personalidade durante a entrevista. É importante ser honesto para criar uma ligação com o entrevistador. É possível que haja interesses em comum com ele e não é preciso ter vergonha de falar sobre isso – tudo pode ser usado como vantagem na hora da escolha.

TERMINE A ENTREVISTA DE MODO MARCANTE
É importante ser marcante e autêntico, então, tente encerrar a entrevista de modo que a outra pessoa lembre especialmente de você quando for analisar todos os candidatos.

MANTENHA CONTATO
Depois da entrevista, escreva uma mensagem de agradecimento. Isso pode ajudar a manter contato e a construir uma rede de conexões.