Calendário de reposição de aulas deve ser entregue até hoje

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) prorrogou o envio dos calendários escolares com as aulas de reposição, mas deu o prazo somente até segunda-feira (22). O último prazo dado pela Seed exigia o envio do calendário de reposições da greve até a sexta-feira (19). A APP já havia feito o pedido de prorrogação da data para o envio dos novos calendários.
A APP-Sindicato, que já defendia a prorrogação do prazo para dar tempo de debater as reposições, orienta que as escolas elaborem seus calendários com a participação da comunidade escolar. É essencial que a comunidade faça parte desse processo, já que os(as) próprios(as) estudantes serão afetados com o novo calendário das escolas.
É importante que o Conselho Escolar de cada unidade organize assembleias e abra debate dos(as) trabalhadores(as) com pais, mães e responsáveis pelos(as) alunos(as). As reuniões devem ser documentadas em atas, contendo listas de presenças, e explicitando a decisão para o novo calendário. De acordo com a secretária Educacional da APP, Walkíria Mazeto, é necessário que esse debate seja feito. “O Conselho Escolar tem autonomia para definir o calendário. É essencial que tenha a participação dos educadores e também da própria comunidade que deverá cumprir as novas definições”, explica.
A APP defende que o calendário pode ser concluído neste ano de 2015, contemplando 800 horas previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).