Paraná terá curso de Medicina em mais quatro cidades

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou nesta quinta-feira (4) que quatro municípios do Paraná estão aptos para receber cursos de Medicina. As cidades contempladas são Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco e Umuarama. A iniciativa faz parte da estratégia do Programa Mais Médicos, que até 2017 pretende criar 11,5 mil vagas em cursos de Medicina em todo o Brasil.

A escolha dos municípios, segundo o Ministério da Educação, foi baseada pela necessidade social. Não havia curso de Medicina nas quatro cidades beneficiadas no estado. De acordo com o Ministério da Educação, até agora, 11 instituições de ensino no Paraná oferecem a graduação e elas estão localizadas em Cascavel, Maringá, Londrina, Curitiba, Ponta Grossa e Francisco Beltrão.

 Os locais contemplados terão de fazer investimentos na área de saúde e implantar programas de residência médica. “Primeiro definimos quais regiões devem receber [o curso] para que a estrutura seja preparada para receber ensino de qualidade”, disse o ministro da Educação, Henrique Paim, durante o anúncio das vagas.

Brasil

Além das cidades paranaenses, outros 35 municípios do Brasil também foram contemplados. Destes, 14 ficam em São Paulo, como Bauru, Jaú, Limeira e Araçatuba. Na Bahia, são seis cidades, como Alagoinhas, Eunápolis e Guanambi.

O Brasil tem 21.674 vagas autorizadas para cursos de Medicina. Desse total, 11.269 estão no interior e 10.045 em capitais. Até 2012, segundo dados do Ministério da Saúde, havia mais vagas nas capitais.

Pesquisa

Além do anúncio de novas vagas, o Ministério da Saúde divulgou nesta quinta (4) uma nova pesquisa sobre o programa Mais Médicos. O levantamento, feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), mostra que 95% da população brasileira aprova o programa. Ao todo, foram feitas 4 mil entrevistas em 200 municípios.

(Emilly Andrade/ FETRACOOP-PR)

 

Fonte: Gazeta do Povo