Inflacao sobe em agosto e em 12 meses encosta na meta

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,25% em agosto, após ter ficado praticamente estável em julho,com avanço de 0,01%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira, 05. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam uma taxa entre 0,17% e 0,30%, com mediana de 0,26%. Com o resultado, o IPCA acumula altas de 4,02% no ano e de 6,51% em 12 meses.

A alta foi pressionada pelos preços do grupo de Habitação, destacadamente os de energia elétrica, com alta de 1,76% devido a reajustes de preços em várias regiões, tendo o principal impacto individual no mês, de 0,05 ponto percentual.

Empregado doméstico registrou o mesmo impacto após alta de 1,26%, mas apesar disso o grupo Despesas Pessoais desacelerou a alta a 0,09%, sobre 0,12% em julho.

INPC 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) subiu 0,18% em agosto, após ter registrado alta de 0,13% em julho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o índice acumula altas de 4,11% no ano e de 6,35% nos 12 meses encerrados em agosto. O INPC mede a variação dos preços para as famílias com renda de um a cinco salários mínimos e chefiadas por assalariados.

 

( Emilly Andrade/ FETRACOOP-PR)

Fonte: Gazeta do Povo/economia