Realizado o 1º Seminário de segurança e saúde do trabalhador em cooperativas.

Segurança e saúde de trabalhadores em cooperativas é tema de seminário.

Foi realizado na última quarta-feira, dia 30/10/2011, na sede da Associação dos Funcionários da Coopavel em Cascavel, o 1° seminário sobre segurança e saúde dos trabalhadores em cooperativas da região oeste e sudoeste do Paraná. Estiveram presentes cerca de 12 cooperativas que enviaram seus representantes entre diretores, técnicos de segurança, engenheiros de segurança e médicos do trabalho. O governo do estado esteve representado pelas Secretarias de Emprego e Promoção social e Secretaria de Saúde, o Ministério do Trabalho, Fundacentro, Ocepar entre outros órgãos. O seminário foi realizado pela FETRACOOP, que tem como presidente Clair Spanhol, e sindicatos filiados e SINCOOPAR oeste que tem na presidência Valter Pitol, presidente da Copacol. O objetivo do seminário é discutir a diminuição do número de acidentes de trabalho, e a criação de um conselho tripartite que envolva os trabalhadores representados, os patrões através da Ocepar e o governo do estado, entre outros órgãos, que com ações e planejamento estratégico consigam reduzir anualmente o número de acidentes e que em 2015 o percentual possa diminuir gradativamente, e que em relação ao ano vigente (2011) chegue a menos de 20%. Durante todo o dia foram realizadas palestras e discuções sobre o tema, representantes dos orgãos envolvidos explanaram sobre ações e mudanças que deram certo e outras sugestões que poderiam melhorar o que está em prática atualmente. Nos cases das cooperativas, a oportunidade de troca de experiências e números importantes que podem ajudar na elaboração das futuras ações. Para o presidente da FETRACOOP, Clair Spanhol, idealizador do seminário “precisamos de atitudes diferentes e hoje conseguimos visualizar através da representatividade aqui presente que o assunto é de suma importância e que todos estão focados, o que precisamos é um objetivo e metas a serem cumpridas, pois compromissos de todos os órgãos envolvidos já temos, agora é trabalhar para finalizarmos os propósitos e o mais breve possível convocarmos os trabalhadores a assumirem conosco este objetivo de levar qualidade ao ambiente de trabalho”, concluiu. Fonte: Fetracoop- Federação dos Trabalhadores em Cooperativas no Estado do Paraná.

O presidente da Fetracoop e idealizador do seminário- Clair Spanhol, em entrevista, ressalta a importância de debatermos de forma tripartite (Cooperativas - Governo - Trabalhadores) a saúde e segurança dos trabalhadores nas cooperativas do estado no Paraná.

Dirigentes sindicais, representantes das cooperativas, membros das "cipas", entre outros convidados, acompanham atentamente as explanações dos palestrantes sobre saúde e segurança dos trabalhadores em segurança dos trabalhadores em cooperativas no estado do Paraná.